quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Vossa Proteção – Sub tuum praesidium

Às vezes pensamos que a “Ave Maria” ou a “Salve Rainha sejam as orações mais antigas dirigidas à Santa Mãe de Deus, mas não é isto que ocorre. A oração mais antiga à Virgem Maria provavelmente seja esta escrita num pedaço de papiro, datada do século III (data aproximada 250d.c.) e encontrado no Egito. Embora seja uma oração encontrada nas liturgias do Oriente e do Ocidente, sua origem é do Rito Cópto usada na liturgia do Natal.
Como todas as orações litúrgicas antigas, “Sub tuum praesidium”, é notável pela sua nobre simplicidade e concisão, combinada com uma jovial espontaneidade. Possui várias referências bíblicas, nas últimas palavras especialmente. Por exemplo, o uso do termo “Bendita”, faz referência à saudação de Isabel a Maria: “Bem aventurada sois vós entre as mulheres” (Lc 1,42).
O texto foi traduzido em várias línguas modernas, e as três maiores traduções são: em grego, Eslavo e Latim. No Rito Latino a Igreja sempre cantou esta oração no final das completas, depois do Cântico de Simeão.


Sub tuum praesidium confugimus,
Sancta Dei Genetrix.
Nostras deprecationes ne despicias
in necessitatibus nostris,
sed a periculis cunctis libera nos semper,

Virgo gloriosa et benedicta


À Vossa proteção recorremos
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,

Ó Vigem gloriosa e bendita.

Todos os Santos

As imagens, que aparecem para ilustrar a festa de hoje, infelizmente são imagens de santos canonizados pela Igreja. É uma pena, porque dá a impressão que a santidade se resume ao reconhecimento oficial da Igreja. O dia de hoje deveria nos lembrar que há “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar que estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão” (Ap 9,9). Estes são os santos que a Igreja celebra hoje, os santos canonizados, cada um, tem seu dia festivo.
Mas quem são os santos? São homens e mulheres, crianças e jovens que estão “em pé diante do cordeiro”, ou seja, possuem uma dignidade de filhos e filhas de Deus, porque alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro; não precisam rastejar, seus pecados foram lavados e suas vidas dirigidas “segundo o Espírito de Deus”. “Trazem palmas nas mãos” porque conseguiram a vitória sobre o diabo, a carne e o mundo, fortalecidos na vida nova conquistada no Mistério Pascal do Senhor Jesus.
São santos exatamente por isto, porque estão diante do Trono do Cordeiro, não apenas porque levaram uma vida moralmente digna, mas envolveram-se totalmente com Cristo e seu Mistério Pascal.
A celebração da Festa de todos os Santos deve suscitar em nós o grande desejo de estar nesta assembléia fantástica e nos tornar corajosos para lutar e batalhar em alvejar nossas vestes no Sangue do Cordeiro.