quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Todos os Santos

As imagens, que aparecem para ilustrar a festa de hoje, infelizmente são imagens de santos canonizados pela Igreja. É uma pena, porque dá a impressão que a santidade se resume ao reconhecimento oficial da Igreja. O dia de hoje deveria nos lembrar que há “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar que estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão” (Ap 9,9). Estes são os santos que a Igreja celebra hoje, os santos canonizados, cada um, tem seu dia festivo.
Mas quem são os santos? São homens e mulheres, crianças e jovens que estão “em pé diante do cordeiro”, ou seja, possuem uma dignidade de filhos e filhas de Deus, porque alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro; não precisam rastejar, seus pecados foram lavados e suas vidas dirigidas “segundo o Espírito de Deus”. “Trazem palmas nas mãos” porque conseguiram a vitória sobre o diabo, a carne e o mundo, fortalecidos na vida nova conquistada no Mistério Pascal do Senhor Jesus.
São santos exatamente por isto, porque estão diante do Trono do Cordeiro, não apenas porque levaram uma vida moralmente digna, mas envolveram-se totalmente com Cristo e seu Mistério Pascal.
A celebração da Festa de todos os Santos deve suscitar em nós o grande desejo de estar nesta assembléia fantástica e nos tornar corajosos para lutar e batalhar em alvejar nossas vestes no Sangue do Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário