quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Vossa Proteção – Sub tuum praesidium

Às vezes pensamos que a “Ave Maria” ou a “Salve Rainha sejam as orações mais antigas dirigidas à Santa Mãe de Deus, mas não é isto que ocorre. A oração mais antiga à Virgem Maria provavelmente seja esta escrita num pedaço de papiro, datada do século III (data aproximada 250d.c.) e encontrado no Egito. Embora seja uma oração encontrada nas liturgias do Oriente e do Ocidente, sua origem é do Rito Cópto usada na liturgia do Natal.
Como todas as orações litúrgicas antigas, “Sub tuum praesidium”, é notável pela sua nobre simplicidade e concisão, combinada com uma jovial espontaneidade. Possui várias referências bíblicas, nas últimas palavras especialmente. Por exemplo, o uso do termo “Bendita”, faz referência à saudação de Isabel a Maria: “Bem aventurada sois vós entre as mulheres” (Lc 1,42).
O texto foi traduzido em várias línguas modernas, e as três maiores traduções são: em grego, Eslavo e Latim. No Rito Latino a Igreja sempre cantou esta oração no final das completas, depois do Cântico de Simeão.


Sub tuum praesidium confugimus,
Sancta Dei Genetrix.
Nostras deprecationes ne despicias
in necessitatibus nostris,
sed a periculis cunctis libera nos semper,

Virgo gloriosa et benedicta


À Vossa proteção recorremos
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,

Ó Vigem gloriosa e bendita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário